Causas da acne

O que Causa As Espinhas?

A acne é uma das condições de pele mais comuns do mundo. Na realidade, a American Academy of Dermatology (Academia Americana de Dermatologia) afirma que cerca de 85% das pessoas têm ou vão ter acne em algum momento da vida.

Esse processo começa e termina no interior dos poros, os orifícios microscópicos da pele que abrem passagem para os pelos, o suor e o sebo. Quando o excesso de oleosidade se mistura às células mortas da pele, pode ocorrer a obstrução do folículo piloso (como se fosse uma rolha em uma garrafa), proporcionando o ambiente para instalação de bactérias e criando o cenário ideal para o surgimento da acne.

Acne não é culpa sua

A acne é influenciada principalmente pela genética e pelos hormônios.

Outros fatores — incluindo estresse, medicamentos, alimentação, cosméticos, atrito excessivo ou fricção exagerada na pele, assim como um clima quente e úmido — podem ser causas adicionais dos problemas na pele.

Usar a mesma fronha de travesseiro todos os dias ou comer um doce de vez em quando são outros mitos sobre as causas da acne, dando a entender que você está fazendo "algo de errado" — sendo, assim, responsável por esse problema.

A sua genética determina com que facilidade as bactérias se multiplicam na sua pele, a intensidade da inflamação com que seu corpo começa a reagir às bactérias, o tanto de oleosidade que sua pele produz e o quão facilmente seus poros entopem. A grande maioria das pessoas têm ou terão algum grau de espinhas ao longo da vida.

Seus hormônios e a acne

Os hormônios são importantes fatores causadores da acne. Durante a puberdade, o organismo começa a produzir um hormônio chamado androgênio. Ele é responsável pelo desenvolvimento de características do sexo masculino, mas também está presente no organismo feminino, em menor concentração. O androgênio causa o aumento das glândulas sebáceas (estruturas responsáveis pela produção de sebo), o que é uma etapa natural do desenvolvimento do corpo. Mas apesar de os hormônios desempenharem um papel fundamental no seu bem-estar como um todo, tanto faz se você tem 15 ou 55 anos: eles podem estar implicados no surgimento da acne.

A maioria das mulheres está ciente do impacto dos hormônios sobre a pele. Devido às flutuações no nível dessas substâncias no organismo, que acontecem no decorrer do ciclo menstrual, as mulheres podem ter erupções de pele um pouco antes da menstruação ou durante a ovulação. O declínio nos níveis de estrogênio (hormônio responsável pelo desenvolvimento das características femininas, bem como pelas funções reprodutivas das mulheres) é outro fator-chave para explicar por que as erupções de pele também ocorrem em mulheres adultas.

Há uma cura para a acne?

Infelizmente, ainda não foi encontrada uma cura definitiva. O ciclo da acne responsável pelos cravos e espinhas pode durar muitos anos, e você pode vivenciar períodos de melhoria seguidos de surtos, e vice-versa. A acne não tem cura, com ou sem tratamento.

No entanto, felizmente você pode prevenir e controlar a acne, de verdade. Para isso, é fundamental cuidar da sua pele diariamente, prevenindo a formação desse problema. Criamos um sistema holístico para ajudar a controlar a acne de forma suave. Um sistema que utiliza vários ingredientes diferentes em sinergia para administrar as lesões que você tiver no momento e evitar a formação de novas. Os ingredientes utilizados na linha Proactiv+ devem continuar a ter efeito por todo o tempo em que você usar os produtos da maneira indicada. Se os seus surtos de acne persistirem ou se tornarem mais graves, consulte o seu dermatologista.

Para saber mais sobre como Proactiv+® age no combate aos problemas de pele e como esse sistema pode funcionar para você, clique aqui.