Tipos de acne

Diferenciando os Tipos de Lesões

A gravidade da acne pode ir de uma concentração de cravos pretos no nariz de um rapaz até um ou dois nódulos no queixo de uma mulher adulta, devido ao ciclo menstrual. Ou pode variar de várias espinhas internas, avermelhando o rosto de uma adolescente, a espinhas aparentes espalhadas pelo peito e pelas costas de um atleta. Conheça mais sobre os diversos tipos de acne:

Spot Types 1

Cravos Brancos e Cravos Pretos

Cravos brancos e cravos pretos são tipos de lesões nas quais uma espécie de tampão, formado por um acúmulo de sebo e células mortas dentro de um poro, se torna visível na pele. Os cravos, no entanto, não causam inflamação ou vermelhidão. Os dermatologistas os chamam de “comedões”.

Cravos Pretos

Se o tampão crescer e alargar o poro, passa a ser chamado de comedão aberto ou cravo preto. Os cravos pretos não são causados por retenção de sujeira (embora tenham um aspecto sujo), por isso, não somem quando lavamos o rosto. Sua tonalidade preta ou acinzentada vem de um acúmulo de melanina (o pigmento escuro da pele), aliado à oxidação da oleosidade.

Cravos Brancos

Um cravo branco é um comedão fechado. Uma fina camada de pele retém o tampão abaixo da superfície do poro, o que evita a oxidação da oleosidade. O cravo, assim, permanece com uma coloração esbranquiçada.

Espinhas

Os comedões criam um ambiente favorável para a bactéria da acne — a P. acnes, presente na superfície da nossa pele — penetrar no folículo para se alimentar do material gorduroso que estiver acumulado na região, proliferando-se e acentuando o processo inflamatório que leva às espinhas.

Pápulas (Espinhas Internas)

São saliências arredondadas e avermelhadas, de tamanho pequeno ou médio, e geralmente sensíveis ao toque.

Pústulas (Espinhas Comuns)

São lesões esbranquiçadas ou amareladas no centro, com uma base avermelhada. As pústulas se formam quando um tampão prende oleosidade e bactérias dentro do poro, atraindo glóbulos brancos (as células de defesa do corpo) para combater essa inflamação. Quanto maior a inflamação, maior e mais avermelhada a pústula. O pus que se forma no local é, simplesmente, um acúmulo de glóbulos brancos mortos.

Nódulos e Cistos

Os nódulos são saliências grandes, sólidas e geralmente doloridas que se estendem por camadas mais profundas da pele. Os cistos são estruturas em forma de saco que contêm um líquido formado por glóbulos brancos e vermelhos, oleosidade e bactérias. Lesões individuais desses tipos podem durar meses e deixar cicatrizes permanentes. Por isso, é altamente recomendável procurar um dermatologista para seu tratamento.