Alimentos bons para a pele

Você sonha em acordar com uma pele limpa e radiante? Além do cuidado diário, a sua alimentação pode ajudar na saúde e beleza da sua pele, vindo de dentro para fora. Confira a seguir algumas dicas para entrarem na sua dieta.

Dicas de líquidos bons para a pele

Dois litros e meio é uma quantidade de água adequada para beber diariamente. Se já estiver farto de tomar água, hidrate-se com chás de ervas. Além de serem saborosos, proporcionam benefícios surpreendentes à saúde da pele.

Se já estiver farto de tomar água, hidrate-se com chás de ervas. Além de serem saborosos, proporcionam benefícios surpreendentes à saúde da pele.

  • Chá Verde – rico em polifenóis, o chá verde é um potente antioxidante — ajudando, assim, a combater radicais livres danosos à pele. Com ação comprovada na redução da inflamação sistêmica por todo o corpo, o chá verde também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, particularmente após o consumo excessivo de carboidratos.
  • Chá de Hortelã – este chá livre de cafeína faz maravilhas pela digestão e pela pele. O chá de hortelã não só melhora a circulação sanguínea e acalma o intestino irritado, como também é altamente benéfico para o consumo em dias quentes e ensolarados, devido ao efeito refrescante do mentol presente na planta.
  • Chá de Urtiga – a singela urtiga raramente é lembrada, mas, quando consumida na forma de chá ou cápsulas, seus benefícios se destacam por si sós: com potentes propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, ajuda a diminuir a vermelhidão e outras irritações da pele. A urtiga também atua na redução de danos causados pelos radicais livres, o que faz dela um dos aliados mais poderosos e surpreendentes numa rotina de cuidados com a pele.
Green teas 1
  • Chá de Funcho ou Erva-doce – O funcho é um antisséptico e diurético natural que ajuda a eliminar o excesso de toxinas e fluidos — o que, por sua vez, diminui a aparência de pele inchada. O funcho também atua na regulação dos níveis de umidade da pele, promovendo uma aparência de hidratação e maciez.
  • Chá de Bardana – uma opção com níveis elevados de cálcio, potássio e magnésio, que fazem desta planta um excelente purificador do sangue. A bardana contribui para a alteração do ambiente interno do organismo, sendo particularmente útil na limpeza e purificação de condições da pele.

    Também atua internamente ao promover uma limpeza suave do fígado e do sangue, estimulando a produção de bile. Esta, por sua vez, remove do organismo as toxinas solúveis em gordura — o que é uma boa notícia para a sua pele.

Image of 'Clear Skin foods', a Proactiv product

Dicas de alimentos bons para a pele 

  • Uvas – é sempre uma boa ideia ter à mão um nutritivo cacho de uvas. Elas são ricas em resveratrol e quercetina, dois polifenóis antioxidantes que atuam em conjunto para proporcionar benefícios anti-inflamatórios e anti-histamínicos. As uvas vermelhas e escuras também previnem os efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta (UV), concedendo à pele um mínimo de proteção em casos de exposição ao sol muito prolongada.
  • Abacaxi – o consumo regular desta fruta, conhecida como um símbolo de hospitalidade em diferentes partes do mundo, ajuda a promover uma pele saudável. Com altos teores de vitamina C e da enzima bromelina, o abacaxi não só ajuda na digestão, como também estimula a reparação de células e tecidos, acalmando a pele de dentro para fora.
  • Tomate– rico em vitaminas A, C e K, possui um ingrediente de beleza chamado licopeno, que é como um "filtro solar natural" que “vem de dentro”. Para aumentar o consumo de licopeno, inclua o tomate puro ou na forma de molho nas suas refeições.
  • Beterraba – alimento repleto de ingredientes que fazem bem para a pele, na beterraba você encontra nutrientes tais como vitamina A, potássio, selênio, zinco e proteínas.
  • Brócolis – um vegetal "turbinado", que contém vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além dos saudáveis ácidos graxos ômega 3.
  • Avocado – "parente" do abacate e ainda pouco conhecido no Brasil, é rico em vitaminas C e E, constituindo-se num poderoso vegetal anti-inflamatório, repleto de gorduras boas e fitonutrientes que ajudam a manter a pele com uma aparência jovem e saudável.
  • Alho – recheado de enxofre, zinco, cálcio e alicina, substância que ajuda a exterminar vírus e bactérias nocivas. O consumo de alho contribui para a saúde circulatória, ao melhorar o fluxo sanguíneo.
  • Couve – este potente vegetal é repleto de vitaminas, contendo as do tipo A, C, E, K e do complexo B. Também possui manganês, cálcio, potássio, ferro, magnésio, folato e fósforo.

    A couve tem um alto índice na escala ORAC (sigla, em inglês, para Capacidade de Absorção de Radicais Oxigenados), que mede a capacidade que um alimento tem de eliminar radicais livres.

  • Salmão – o corpo humano não produz ácidos graxos ômega 3. Estes são obtidos de fontes alimentares, como o salmão, considerado um super alimento para a saúde da pele, devido ao seu alto teor dessa substância.  Os ácidos graxos ômega 3 contribuem para o controle dos processos inflamatórios do organismo, o que resulta numa melhor função celular global e em níveis mais baixos de triglicerídeos no sangue. Outros peixes gordurosos, como a anchova, o arenque e a cavala, são boas opções.
  • Ovos – considerados uma superpotência nutritiva, contêm vitaminas e nutrientes tais como cálcio, magnésio e selênio, o qual ajuda a remover impurezas da pele. A lecitina do ovo ajuda o organismo a digerir gorduras e colesterol, enquanto a biotina das gemas é fundamental para uma pele radiante e renovada.
  • Tofu – rico em antioxidantes, aminoácidos e vitamina E, o tofu — também conhecido como "queijo de soja" — estimula a produção de colágeno ao mesmo tempo que melhora a elasticidade da pele.