Desfazendo Mitos

Às vezes, parece que uma espinha surge no pior momento possível. Tanto faz se aparece antes de uma festa, um encontro romântico ou uma entrevista de trabalho: junto com a espinha, pode vir a tentação de experimentar todo e qualquer recurso, para se livrar dela o quanto antes. Mas se, pelo contrário, você estiver à procura da melhor solução para esse problema, é muito importante separar a ficção da realidade. Há centenas de produtos, remédios caseiros e "curas milagrosas" por aí que dizem resolver o seu problema de um jeito rápido, mas muitos deles simplesmente não funcionam. Na realidade, alguns deles podem fazer mais mal do que bem.

Por isso, a equipe de especialistas de Proactiv+® desfez alguns mitos comuns sobre cuidados de pele. Confira a seguir.

Image of 'Sun 1', a Proactiv product

Tomar Sol Ajuda? Mito!

Um mito comum quando se trata de cuidados com a pele é que tomar sol pode ajudar marcas ou lesões a sumirem. Porém, antes de pensar em pegar um bronze na esperança de deixar o tom de pele mais uniforme, ponha um chapéu ou boné e invista num bom filtro solar, com FPS 30, no mínimo.

Como o bronzeado deixa a pele com tons mais escuros, acaba camuflando as marcas e lesões, entretanto, esse efeito é apenas temporário. O sol resseca a pele, fazendo com que ela produza mais oleosidade para se reidratar, levando ao chamado “efeito rebote”. Além disso, se você estiver com lesões inflamatórias, no curto prazo elas até irão secar — mas, no longo prazo, em seu lugar aparecerão manchas escuras, a hiperpigmentação pós-inflamatória. Por esse motivo, sempre que estiver com lesões na pele, como espinhas ou mesmo cicatrizes de machucados, evite a exposição solar ou utilize filtros solares com FPS 60 nessa região.

Top Dicas Proactiv+:

Não encare o sol como um recurso para obter uma pele uniforme e saudável. Em vez disso, invista numa boa rotina de cuidados com a pele, para manter a acne sob controle e a pele bem tratada, a longo prazo. Se for se expor ao sol, aplique na pele um filtro solar com FPS 30, no mínimo, e use boné, viseira ou chapéu para proteger o rosto.

Image of 'Toothpaste 1', a Proactiv product

Pasta de Dente Acaba com as Espinhas? Mito!

O rosto em particular é extremamente delicado, e a pasta de dente contém agentes químicos e ingredientes que podem ser ótimos para os dentes, mas nada bons para a pele. Na melhor das hipóteses, suas lesões não vão melhorar em nada, e na pior delas, você pode sofrer queimaduras químicas. 

Top Dicas Proactiv+:

Evite usar pasta de dente, pois isso pode ressecar e também trazer outros problemas para sua pele. Procure produtos que sejam específicos para o tratamento da acne, e faça dos cuidados com a pele um hábito diário.

Image of 'Toothpaste 1', a Proactiv product

Usar Hidratante Piora a Acne? Mito!

Embora não se trate, necessariamente, de uma “solução” caseira, outro mito de cuidados com a pele é o de que a hidratação piora a situação de cravos e espinhas. Nós entendemos de onde vem esse mito. Muitas pessoas pensam que a pele oleosa ou com problemas resultantes do excesso de oleosidade não precisa de hidratação. Por que deixar mais úmida uma pele que já está oleosa, não é mesmo?

Na verdade, todos os tipos de pele são beneficiados pela hidratação. Se você tem uma pele realmente oleosa e propensa à acne, não significa que não precise ser hidratada. Uma hidratação suave, com um produto adequado a essa condição, pode ajudar a manter a acne bem longe da sua pele.

Top Dicas Proactiv+:

Procure um hidratante suave e que não vá entupir seus poros. Nosso Hidratante Facial Reparador, o Complexion Perfecting Hydrator, por exemplo, tem uma formulação leve que foi desenvolvida especialmente para peles propensas à acne.

Image of 'Toothpaste 1', a Proactiv product

Devo Espremer as Espinhas para Curar as Infecções? Mito!

Esperamos que a maioria das pessoas saiba que espremer espinhas e cravos é uma grande furada. Embora seja tentador, se você estiver tentando acabar com os cravos brancos, por exemplo, é bem melhor não mexer neles.

Mesmo em meio a uma crise de acne grave ou de longa duração, muitas pessoas pensam que espremer as espinhas vai ajudar a "limpar" a infecção e ajudá-las a se livrar dela mais rapidamente. Na verdade, espremer essas pústulas pode fazer com que demorem muito mais para serem curadas. E não apenas isso: apertar a pele do rosto pode deixar a área mais inflamada, o que significa que as espinhas podem ficar com uma aparência ainda pior.

Top Dicas Proactiv+:

Tire a mão das espinhas! Persista na sua rotina de cuidados. Acredite: dessa forma, você terá melhores resultados.

Image of 'Toothpaste 1', a Proactiv product

Usar Maquiagem Piora as Espinhas? Mito!

Dizem que, no geral, quem tem problemas de pele deve evitar maquiagem totalmente. Aqui na Proactiv+ entendemos que, embora haja um pouquinho de verdade nesse mito, usar maquiagem para cobrir as lesões na pele pode ajudar você a se sentir mais confiante e segura para encarar o mundo.

O fato é que você pode usar maquiagem se estiver com lesões de pele ou acne, sim. O mais importante é lembrar que você só precisa encontrar a maquiagem certa para a sua pele. Alguns produtos de maquiagem podem entupir seus poros e piorar seus problemas de pele. No entanto, há uma série de produtos no mercado para não só ajudar a esconder essas lesões, como também para não as piorar.

Top Dicas Proactiv+:

Procure produtos de maquiagem desenvolvidos para peles propensas à acne. Eles são formulados especialmente para cobrir qualquer vermelhidão ou inflamação, sem obstruir os poros. Além disso, limpar a pele antes de dormir é fundamental para evitar uma piora no quadro de acne. O Sistema de 3 Passos de Proactiv+ ajuda na remoção da maquiagem e na limpeza dos poros.

Assim, use a maquiagem adequada, mantenha sua rotina de cuidados, e conquiste sua autoestima de volta.

Nem todo mundo conta com uma pele limpa, radiante e naturalmente bonita. Qualquer que seja o seu momento de vida, lesões de pele e manifestações de acne podem ser comuns — e incômodas. Crises de acne de maior gravidade ou duração podem afetar sua autoconfiança e até impedir que aproveite a vida ao máximo.

Na Proactiv+, nós acreditamos de verdade que uma pele limpa e radiante é só o começo, e que uma pele livre da acne pode ajudar você a se sentir mais confiante. Também sabemos o quanto pode ser frustrante quando as espinhas aparecem e você não consegue se livrar delas rapidamente. Ainda que você ouça falar de soluções mágicas e instantâneas ou remédios que dizem curar espinhas da noite para o dia, é importante pensar bem antes de fazer qualquer coisa que possa vir a causar danos a sua pele.